Acetato, um dos melhores materiais para armações de óculos
O que é acetato?
O acetato é um diferente tipo de plástico, baseado em plantas, é um recurso renovável e também é hipoalergênico.
Existem vários materiais que são usados para a produção das armações. Metal, titânio, madeira, que já provaram ser substâncias duráveis em produtos diferentes. Plástico, nem tanto, mas como em todas as indústrias, na produção de óculos tambem se vê inovações de tempos a tempos.
Nos últimos anos, essa inovação veio na forma de acetato, uma forma de plástico, que é em muitos casos preferida em relação ao metal ou plástico mais convencional. Existem várias razões que explicam a mudança na tendência e, como veremos, o acetato é indiscutivelmente o melhor material para armações de óculos.
Produzido à base de nylon, torna-o mais forte, mais durável e flexível do que o plástico normal. Estas características mostram o porque de ser útil para as armações de óculos. É também mais resistente à pressão exercida sobre as armações e pode dobrar um pouco, antes de quebrar. Resumindo, o acetato é um plástico de qualidade superior.
Abaixo pode conferir o porquê de considerarmos o acetato, o melhor material para produzir armações de óculos.
Leve e confortável
Por ser um material leve, mesmo que use óculos o dia todo, não sentirá muito desconforto e também evita o inconveniente de ter que reajustar os seus óculos a cada 5 minutos, pois o protector de nariz está moldado na própria armação, o que propociona menos atrito e mais conforto. Outros materiais obrigam a ter o apoio de nariz (ganchos com as almofadas de silicone), que causam alguma irritação e que provocam as marcas das almofadas, visivéis na pele, quando tira os óculos da cara.
Durável & Flexível
O acetato é produzido moldando a pasta de celulose num tipo de chapa. De seguida é adicionado cor através de corantes orgânicos com mistura de acetona. O passo seguinte é o enrolar da mistura da cor com o acetato, para de seguida se cortar em cubos muito pequenos, o que permite a mistura de cores, através de um processo simultâneo de molde e pressão, que dura no mínimo 24 horas. Após isto, as chapas de acetato são cortadas em folhas com a medida necessária para a armação de uns óculos, que serão penduradas durante semanas para secarem e ficarem prontas para a fase final, que é a de produção de uma armação de óculos.
Este processo confere-lhe resistência e torna-o ideal para a produção de armações de óculos.
As armações de óculos de plástico convencionais são uma mistura de diferentes substâncias que são essencialmente moldadas em uma forma de armação. Com o acetato, o processo demora mais porque são várias folhas que se juntam, em vez de ser, um processo simples de moldagem.
Resistência e durabilidade são aspectos realmente importantes nas armações de óculos, mas parte da sua melhor durabilidade, deve-se ao fato, de o acetato ser um material mais flexível.
Quanto mais flexível for uma armação de óculos, mais tempo provavelmente ela durará. Parece que o acetato é imune à quebra, talvez não o seja, mas o que queremos dizer, é que o acetato garante mais segurança, porque sabemos que não vai quebrar, com menor ou mais pressão.
Design diverso
Como referido acima, o acetato permite a combinação de milhares de cores e formatos. O processo de produção garante que as cores não desapareçam, e que o design da armação se mantenha durante muito tempo.
Por exemplo o plástico convencional é incapaz de reter a qualidade de um design, o que significa que depois de alguns meses de uso, pode não ter a aparência que tinha anteriormente. A cor também começará a desaparecer.
As armações de metal podem ser um pouco melhores em termos de manter a forma original do design, mas temos que ter em conta que as armações de metal não são projetadas para ter cor ou padrão especial. A maioria das armações de óculos de metal são finas, com o objectivo principal de serem leves. Significa que têm menos espaço para design.
Confira aqui o ciclo de vida do Acetato.