Como classificar um tecido de um fato

Durabilidade, peso e espessura do fio
Por norma nas nossas amostras de tecido encontrará autocolantes com todo o tipo de indicações que nos ajudam orientar os nossos Clientes para o fato ideal. O que significam essas indicações e quais são as diferenças? Encontrará as respostas abaixo.
Peso do tecido
O peso do tecido basicamente diz-nos para qual estação ou temperatura é mais apropriado. Normalmente indicado em gramas e é baseado no peso de uma jarda (91 cm) de tecido. Os pesos de tecido estão entre 175g e 320g. É claro que existem tecidos mais pesados ​​e mais leves, mas a maioria dos tecidos para fatos cairão neste intervalo de pesos.

O peso de um tecido é determinado pela densidade do tecido, pela composição e como é acabado. Portanto, ao contrário da crença popular, um tecido super fino não significa necessariamente que pesará menos.

Os tecidos ingleses costumam ser mais pesados ​​porque o inverno na Inglaterra é um pouco mais rigoroso e antes de se sentarem à lareira para aquecer, as roupas eram a única coisa que os mantinham aquecidos. Os italianos têm invernos mais amenos e verões quentes, por isso os tecidos produzidos em Itália tendem a ser mais leves.
Uma curiosidade, na década de 1930, surgiu em Nápoles um estilo de tecidos arrojados e leves que prevalecem desde então.

Que tecido é o ideal ?
 
  • Super leve; 175G - 225G
Use apenas para condições tropicais

  • Peso leve: 225G - 250G
Bom para trópicos e dias de verão

  • Peso médio: 250G - 285G
Bom para 12 meses.
 
  • Peso pesado 285 +
Bom para outono e inverno
 
Espessura do fio
O que significa “Super” ou “‘S” num tecido de fato ou casaco?
Super refere-se à espessura do fio de lã que compõem um tecido. Geralmente classificado como 'Super' ou 'S' seguido por um número de 80 a 200.

Quanto mais alto é o número mais fino é o fio.Significa que o tecido será mais macio, mais flexível, mais luxuoso e mais vulnerável. Tecidos muito finos, como o Super 180 não resistem ao uso diário em comparação com os Super 120 ou Super 130.

Para um fato que usará com alguma frequência, sugerimos escolher um tecido entre S’100 e S’130. Desta forma, estará a usar um fato fino com bom toque e ao mesmo tempo durável.

Para ocasiões especiais, recomendamos tecidos mais finos, entre S150 a S180. Terá um toque ainda mais suave/macio que fará com que se sinta melhor.
Fio singelo ou duplo
Refere -se ao número de fios que são torcidos para fazer um único fio. Fio duplo, também chamado de "Doppio Ritorto", é uma técnica de fabricação de tecidos na qual dois fios são torcidos entre eles fazendo um único fio que será usado para tecer o tecido. Os tecidos de fio duplo são considerados luxuosos e provocam uma sensação nítida de suavidade, são geralmente superiores aos tecidos de fio singelo. Obviamente não quer dizer que os tecidos de de fio singelo não sejam muito bons. Tecidos de fio singelo de grande densidade são igualmente muito procurados.
Durabilidade do tecido
Para orientar os nossos clientes e garantir que tiram o máximo proveito do seu fato feito por medida informamos sobre as instruções de cuidados e limpeza.
Os tecidos mais delicados feitos de matérias primas nobres exigem cuidados redobrados.